Em um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso dos negócios de uma empresa só será possível por meio da satisfação dos seus clientes.

Com a versatilidade da internet, fazer pesquisas de mercado, saber a opinião dos seus consumidores, ou até mesmo dos seus funcionários sobre o clima organizacional na sua empresa, por exemplo, se tornou algo mais acessível e prático de ser realizado. Seja no departamento de marketing, financeiro ou de recursos humanos, o fato é que as pesquisas online se transformaram em meios simples, rápidos e econômicos para se obter bons resultados.

Por serem realizadas via web, as ferramentas de pesquisa online trazem também outras vantagens. Entre elas:

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  • a rapidez no envio,
  • a recepção imediata,
  • a capacidade de se incluir elementos gráficos interativos que chamem a atenção do entrevistado
  • e o anonimato das respostas.

Além disso, as pesquisas online ainda oferecem comodidade aos entrevistados, pois estes poderão respondê-las em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que se tenha um computador ou celular com acesso à internet. Por este motivo, consegue-se um grande alcance de público e um maior número de respostas.

Dependendo do departamento em uma empresa, alguns tipos de pesquisa podem ser mais eficientes que outras. Entre as mais usadas, destacam-se a pesquisa de satisfação com os clientes, a avaliação de desempenho, entre outras opções.

Saiba em quais áreas você poderá trabalhar com pesquisas online e quais são as mais adequadas para cada uma delas, usando os modelos pré-prontos da Survio!

Marketing

O departamento de Marketing é responsável por estudar a relação entre mercado, fornecedores, concorrência e clientes. Todos estes públicos afetam uns aos outros de forma distinta e, para conhecer cada um e suas reais necessidades, os questionários online de uma pesquisa de mercado podem ser amplamente explorados.

Este método permite que seja realizado:

  • um planejamento de marketing completo,
  • trazendo comparações entre seus produtos e os de seus concorrentes,
  • novas oportunidades de mercado,
  • além de possíveis fraquezas da organização.

Comercial

De maneira geral, este setor cuida das vendas dos produtos e serviços. Assim como a área de Marketing, o departamento Comercial de uma empresa também faz:

  • pesquisas relacionadas ao mercado,
  • avalia a necessidade de publicidade,
  • preocupa-se com a qualidade dos produtos, entre outras funções.

Nesta área, a pesquisa de satisfação de clientes talvez seja um dos melhores métodos de investigação. Enviando simples questionários por e-mail, esta é uma técnica que também aproxima o cliente, fazendo com que ele se sinta uma importante fonte de informação para a empresa.

Recursos Humanos

Especialmente em grandes empresas, este é um departamento de grande importância.

  • Entre suas funções, destacam-se a organização de processos seletivos para novos profissionais, a disseminação do posicionamento estratégico da empresa a todos os funcionários, entre outras.
  • Por lidar com o relacionamento interno de uma organização, a área de RH frequentemente utiliza a Avaliação de Desempenho para obter informações acerca dos sentimentos dos colaboradores sobre a empresa.

Por meio de perguntas simples, este é um método rápido e eficiente para identificar possíveis problemas e pontos de melhorias.

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Configure sua primeira pesquisa é rápido e fácil. Escolha um dos 100 predefinidos ou criar seus próprios modelos a partir do zero. Comece a receber suas primeiras respostas em 5 minutos.

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